Mosaico do Maracanã é restaurado com Material Composto

O Maracanã, Estádio Mário Filho, está passando por reformas para atender as exigências da FIFA para a Copa do Mundo de 2014. Entre essas obras existe um projeto especial, que tem participação dos materiais da Barracuda, o de restaurar o mosaico da entrada principal do Museu do Futebol feito pelo muralista brasileiro, Paulo Werneck.

Este painel enfeita a parede externa do hall de entrada e fica ao lado das galerias de fotos de ídolos do futebol e acima da Calçada da Fama, onde estão eternizados pés famosos que glorificaram o estádio. O mosaico em pastilhas reproduz cenas de jogadores em ação e se tornaram uma das atrações do local.

A obra foi construída no início dos anos 50 para a abertura da Copa do Mundo no Brasil pelo artista plástico carioca, Paulo Werneck, nascido em 1907 e falecido em 1987. Werneck teve papel de destaque no Modernismo, movimento brasileiro que mais contribuiu para a história da arquitetura mundial.

O mosaico esta sendo colado sobre painel de material composto de 72 m² fabricado pelo método de infusão com fibra de vidro e espuma de PVC Divinycell, colado a esta estrutura com um filme de adesivo a base de resina epoxy. Este material possui características que irá fornecer um resultado eficaz de modo que preserve a autenticidade do painel e aumente sua durabilidade.