A Energia dos Materiais Compostos

Cada vez mais, a procura por fontes alternativas desenvolve soluções para se produzir energia sem que o meio ambiente seja impactado. Dentre elas, destaca-se a eólica que passa a ser a opção com maior potencial de crescimento, uma vez que se aproveita dos ventos constantes que sopram pelo nosso planeta.

A Barracuda Advanced Composites hoje se posiciona como líder de fornecimento de material e engenharia para a construção dessas estruturas. Atualmente, o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking de geração de energias renováveis no mundo e deve atingir cerca de 27 GW de potência instalada em 2023. Nacelles e pás com comprimento médio de 60 metros são fabricadas em materiais compostos, totalizando um consumo anual de 65 mil toneladas de material. Buscando atingir a melhor performance das máquinas, materiais de núcleo como espumas de PVC e PET, assim como fibras de vidro e carbono, são aplicados na produção dessas peças através de processos avançados como a infusão a vácuo.

A fabricação de geradores eólicos é um enorme mercado que, aliado ao desenvolvimento sustentável, crescerá consideravelmente nos próximos anos. Atualmente, cerca de 100 mil empregos já são gerados pelo setor, provendo energia a 12 milhões de residências mensalmente com eletricidade e evitando a emissão anual de 12 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.