Barracuda e BFG International se unem na produção do VLT para as Olimpíadas 2016
Projetar e construir um sistema para transportar passageiros de forma rápida, economicamente eficiente e ambientalmente correta é sempre um desafio em grandes metrópoles, principalmente quando o projeto está sendo inaugurado para um grande evento como as Olimpíadas de 2016.
Em preparação para os Jogos Olímpicos, a cidade do Rio de Janeiro acaba de inaugurar a primeira linha do VLT (Citadis) cujo objetivo é integrar o centro da cidade, o Aeroporto Santos Dumont e a estação das Barcas Rio-Niterói à região portuária da cidade onde se encontra o Centro Histórico do Rio de Janeiro.
O sistema composto por 42 estações, em um trajeto de 28 Km de extensão, foi inaugurado recentemente e deve retirar pelo menos 60% dos ônibus e 15% dos carros que circulam atualmente no centro da cidade. O VLT Carioca tem a capacidade de transportar 300 mil passageiros por dia.
Os primeiros veículos foram produzidos na França e a partir da transferência de tecnologia da fabricante para a concessionária do VLT carioca, todos os demais veículos serão produzidos no Brasil. No total serão fabricados 32 trens do modelo Citadis que são construídos pela BFG International (Joinville) utilizando espuma de PVC Divinycell.
Com o aumento da demanda do transporte público que reduzam a emissão de poluentes, Citadis do Rio de Janeiro é um dos projetos mais importantes da cidade para o evento das Olimpíadas de 2016.