O Recorde do Anequim CEA-311

O CEA-311, mais conhecido como Anequim, é um projeto aeronáutico construído em materiais compostos fornecidos em conjunto pela Barracuda Composites e desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais. A aeronave tem um peso máximo de decolagem de 500 kg com uma altitude de voo de até 4.200 metros (14.000 pés) e velocidade final estimada em 575 km/h o que é um recorde mundial para sua categoria.

O avião teve toda a inspiração estética e funcional na forma de um tubarão Mako, considerado o mais rápido de sua espécie. Seus projetistas procuraram utilizar as características de forma dessa espécie para gerar uma concepção paralela de aerodinâmica perfeita.

Seus projetistas tinham em mente bater o recorde de velocidade, juntamente com os quatro recordes com piloto e aeronaves brasileiras, por isso optaram por meios inovadores para atingir tais resultados. Foram esses objetivos, além da satisfação pessoal de cada um envolvido no processo, que realmente permearam as escolhas feitas ao longo da construção desse avião.

A fuselagem e asas foram desenvolvidas por processo computacional e construídas utilizando fibras de carbono unidirecionais e multidirecionais, sistemas de resinas e adesivos epoxy e espuma de PVC Divinycell em um sistema eficiente de moldagem que possibilitasse uma perfeita distribuição de peso. *Fotos: Raphael Brescia