desafio-barracuda-db2018-jorge-nasseh-ecomposites-marine-composites DESAFIO BARRACUDA 2018 PREMIA EQUIPES UNIVERSITÁRIAS DE TODO O BRASIL

desafio-barracuda-db2018-jorge-nasseh-ecomposites-marine-composites

Imagem – Equipe Urubus Aerodesign , 1ª etapa #DB2018

Em sua segunda edição, o Desafio Barracuda reuniu mais de 5.000 alunos em 5 categorias de competição, com equipes de universidades de todo o Brasil. O programa desenvolvido pelas empresas do Grupo Barracuda, tem a proposta de colaborar e incentivar projetos de competições estudantis que promovem práticas nas universidades e contribuem para a formação profissional dos estudantes.

Em julho, as equipes que utilizam materiais compostos em seus projetos, puderam se inscrever e participar do DB2018 nas categorias Aeronaves, Baja, Fórmula, Eficiência Energética e Embarcações.

Na primeira etapa do desafio, os participantes produziram uma foto e um texto representando sua equipe e dizendo sobre porque deveriam vencer o DB2018. As equipes foram surpreendentes e usaram da criatividade para se destacarem. Foram mais de 150 publicações no Facebook, com cerca de 180.000 compartilhamentos e as mais variadas respostas.

Na segunda etapa, as equipes realizaram um treinamento teórico sobre materiais compostos, suas aplicações e processos. Com base nesse treinamento, os competidores testaram os seus conhecimentos através de uma prova online, com questões objetivas criadas pelos os especialistas do Grupo Barracuda.

“A prova foi um estímulo para que os estudantes buscassem se especializar e aprimorar seus conhecimentos técnicos sobre compósitos. Além do treinamento oferecido, os participantes contaram com suas experiências em competições e em sala de aula, para responder às questões e acumular pontos no desafio” comenta Bárbara Vital, Industrial Designer da Marine Composites e responsável pelo treinamento da 2ª fase do Desafio.

A última etapa propôs a troca de conhecimento. As equipes classificadas produziram um vídeo compartilhando informações, técnicas ou experiências. Através do vídeo, as equipes tiveram a missão de ensinar umas às outras, compartilhando dicas e informações que consideraram relevantes para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Além disso, ao longo do Desafio Barracuda 2018, os competidores realizaram tarefas extras, chamadas de Desafios Surpresas. “Este ano arriscamos em propor desafios mais técnicos e que estimulassem a busca por conhecimento. Fomos surpreendidos inúmeras vezes. Os estudantes se mantiveram animados e focados em cumprir todos os desafios propostos, explorando a criatividade e bom humor. O DB2018 foi divertido, produtivo e inovador” esclarece Taísa Freitas, Coordenadora de Marketing do Grupo Barracuda.

Dentre as premiações deste ano, estão incluídos: vale-compras na E-composites; Coleção de literatura especializada; Curso e assessoria técnica de projeto estrutural em materiais compostos e duas vagas de estágio de férias remunerado no Grupo Barracuda.

Conheça os vencedores do Desafio Barracuda 2018:

  • Vencedor Geral

Equipe KRT UFBA
Universidade Federal da Bahia – UFBA

  • Vencedores por Categoria

Aeronaves – Equipe UTFalcon
Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Baja – Equipe Galo Baja
CEFET/RJ – Campus Itaguaí

Eficiência Energética – Equipe Pato a Jato
Universidade Tecnológica do Paraná – Campus Pato Branco

Embarcações – Equipe Poli Náutico
Escola Politécnica da USP

Fórmula – Equipe KRT UFBA
Universidade Federal da Bahia – UFBA

Saiba mais sobre o DB2018 em: www.desafiobarracuda.com.br