jorge nasseh acobar revista náutica entrevista barcos abnt embarcações rio boat show SELO DE CONFORMIDADE ABNT PARA O MERCADO NÁUTICO

jorge nasseh acobar revista náutica entrevista barcos abnt embarcações rio boat show

Durante o maior salão náutico da América Latina, o Rio Boat Show, a diretoria da ACOBAR (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos) se reuniu para aprovar as regras do Selo de Certificação Acobar/ABNT e eleger a diretoria para os próximos dois anos.

O CEO do Grupo Barracuda, Jorge Nasseh, Vice-Presidente da ACOBAR e coordenador da Norma ABNT-NBR14574 comentou em uma entrevista para a Revista Náutica a importância da certificação para garantir a segurança das embarcações nacionais e sua credibilidade internacionalmente.

O Selo de Certificação ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) tem como principal objetivo atestar a qualidade dos produtos da indústria náutica nacional, evidenciando os critérios de construção que elevam a segurança das embarcações em plástico reforçado em fibra de vidro.

A ABNT é responsável, de forma independente, por todo o processo junto ao estaleiro solicitante da certificação. Um Check List terá que ser atendido e, sendo aprovado pelo inspetor auditor, à embarcação apresentará um selo de que está certificada a ser fornecido e controlado pela ABNT. O processo foi amplamente debatido pela ACOBAR e ABNT desde 2015 sob a coordenação de Jorge Nasseh.